segunda-feira, 27 de junho de 2011

Câmara Federal aprova audiência pública em RO para discutir Reforma Política

A vantagem de Porto Velho será discutir temas concretos, uma vez que o relatório preliminar do relator já terá sido apresentado à comissão

O requerimento da deputada federal Rosane Ferreira (PV/PR), que requer uma conferência estadual na capital de Rondônia, foi aprovado por unanimidade pela Comissão da Reforma Política da Câmara durante reunião da comissão no último dia 21. A data para a audiência pública será confirmada nos próximos dias pela Câmara, informa o presidente do Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia (Idero), Manoel Veríssimo. A idéia de ampliar o debate com a sociedade e de ir à Brasília convencer os membros da comissão em vir para Rondônia partiu do Idero. Veríssimo destaca o apoio do deputado federal Lindomar Garçon (PV/RO), “que resolveu abraçar a causa” e conseguiu convencer uma parlamentar de seu partido e membro da comissão em apresentar o requerimento.

O presidente acredita que, em função do recesso parlamentar, a conferência só aconteça em agosto, “porém teremos uma grande vantagem em relação às audiências realizadas em outra capitais: o primeiro relatório prévio da comissão com parecer do relator Henrique Fontana (PT/RS). Desta forma a sociedade rondoniense poderá discutir coisas concretas e apresentar suas considerações”, destaca.

A aprovação da audiência em Porto Velho é considerada uma grande vitória na visão do presidente, pois ao acompanhar a sessão da comissão em Brasília e em conversa com deputados que integram a comissão, ficou clara a frustração dos parlamentares com a pouca participação da sociedade. Outro motivo é que a agenda já estava fechada, portanto Porto Velho será uma das últimas capitais a participar da conferência.

“Conseguimos sensibilizar e convencer os parlamentares de que a sociedade de Rondônia tem interesse pelo tema, tudo em função do grande sucesso dos encontros promovidos pelo Idero neste ano, que tiveram como temática a reforma política e eleitoral no país. Com os encontros vimos a necessidade de ampliar o debate para que o assunto seja discutido em todas as camadas da sociedade”.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
xonnaddo 2011 WebDesigner