Você  sabe de onde vem o dinheiro que financia as campanhas eleitorais? Seja  de origem pública (Fundo Partidário) ou privada (doações de pessoas e  empresas) o recebimento das quantias e os gastos dos partidos e  candidatos devem ser informados à Justiça Eleitoral. Além de um teto de  gastos que é estipulado pelos próprios partidos e candidatos, os  doadores também que respeitar limites para suas doações, previstos na  Legislação Eleitoral. Tudo isso é fiscalizado e tornado público pelo  Tribunal Superior Eleitoral e pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Veja  como tudo isso acontece no Brasil Eleitor.
O quadro “Você e a Política” desta edição apresenta as normas que  disciplinam o financiamento de campanhas eleitorais no Brasil e como  funciona a fiscalização da justiça eleitoral sobre esse financiamento.  O  programa estreia neste sábado (05), pela TV Cultura, às 8h, e vai ao ar  também no domingo (06), pela TV Justiça, às 20h30.
O Brasil Eleitor mostra também, como foi a semana do alistamento eleitoral em São Paulo, organizada pelo TRE paulista.
Plebiscito do Pará
Vai ao ar nesta edição do programa a segunda reportagem especial, de  uma série de três, sobre o Plebiscito do Pará. Desta vez, a equipe do  Brasil eleitor foi à cidade de Santarém, também conhecido como pérola  dos Tapajós, possível capital do Estado de Tapajós se a divisão for  aprovada. E mostra o que os eleitores da pequena cidade pensa a respeito  da possibilidade de criação dos dois Estados da consulta popular em si.
Voto impresso
O voto impresso foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da Lei  12.034 de 2009, conhecida como a lei da minirreforma eleitoral, mais no  último dia 19 de Outubro os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF),  decidiram por unanimidade suspender até o julgamento do mérito, a  aplicação do voto impresso nas próximas eleições. A equipe do Brasil  eleitor foi às ruas de Brasília, para saber o que os eleitores pensam  com relação à volta do voto impresso.
Voto consciente
O quadro Jovem Eleitor desta edição apresenta o projeto Voto  consciente, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), onde  alunos de escolas públicas simulam processo eleitoral e aprendem sobre a  importância do voto.
Confira também neste programa a sexta edição do projeto Câmara-mirim,  organizado pela Câmara dos Deputados. No total mais de 400 crianças de  todo o país, participaram do “plenarinho”, onde sugeriram projetos de  lei. Não perca o Brasil eleitor desta semana.
Alcance
Produzido sob supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil  Eleitor é veiculado por 43 emissoras de televisão de todo o país,  incluindo a TV Cultura e a TV Justiça. Os vídeos também podem ser  assistidos na Agência de Notícias da Justiça Eleitoral e no canal  oficial do TSE no YouTube, no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral.


 
 12:58
12:58
 IDERO
IDERO


 
 
 
 
 
 
 
 
0 comentários:
Postar um comentário