sábado, 5 de novembro de 2011

Brasil Eleitor destaca o financiamento das campanhas eleitorais

Banner Brasil Eleitor, com metade da bandeira nacional e mapa do Brasil ao centro.

Você sabe de onde vem o dinheiro que financia as campanhas eleitorais? Seja de origem pública (Fundo Partidário) ou privada (doações de pessoas e empresas) o recebimento das quantias e os gastos dos partidos e candidatos devem ser informados à Justiça Eleitoral. Além de um teto de gastos que é estipulado pelos próprios partidos e candidatos, os doadores também que respeitar limites para suas doações, previstos na Legislação Eleitoral. Tudo isso é fiscalizado e tornado público pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Veja como tudo isso acontece no Brasil Eleitor.

O quadro “Você e a Política” desta edição apresenta as normas que disciplinam o financiamento de campanhas eleitorais no Brasil e como funciona a fiscalização da justiça eleitoral sobre esse financiamento.  O programa estreia neste sábado (05), pela TV Cultura, às 8h, e vai ao ar também no domingo (06), pela TV Justiça, às 20h30.

O Brasil Eleitor mostra também, como foi a semana do alistamento eleitoral em São Paulo, organizada pelo TRE paulista.

Plebiscito do Pará

Vai ao ar nesta edição do programa a segunda reportagem especial, de uma série de três, sobre o Plebiscito do Pará. Desta vez, a equipe do Brasil eleitor foi à cidade de Santarém, também conhecido como pérola dos Tapajós, possível capital do Estado de Tapajós se a divisão for aprovada. E mostra o que os eleitores da pequena cidade pensa a respeito da possibilidade de criação dos dois Estados da consulta popular em si.

Voto impresso

O voto impresso foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da Lei 12.034 de 2009, conhecida como a lei da minirreforma eleitoral, mais no último dia 19 de Outubro os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiram por unanimidade suspender até o julgamento do mérito, a aplicação do voto impresso nas próximas eleições. A equipe do Brasil eleitor foi às ruas de Brasília, para saber o que os eleitores pensam com relação à volta do voto impresso.

Voto consciente

O quadro Jovem Eleitor desta edição apresenta o projeto Voto consciente, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), onde alunos de escolas públicas simulam processo eleitoral e aprendem sobre a importância do voto.

Confira também neste programa a sexta edição do projeto Câmara-mirim, organizado pela Câmara dos Deputados. No total mais de 400 crianças de todo o país, participaram do “plenarinho”, onde sugeriram projetos de lei. Não perca o Brasil eleitor desta semana.

Alcance

Produzido sob supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil Eleitor é veiculado por 43 emissoras de televisão de todo o país, incluindo a TV Cultura e a TV Justiça. Os vídeos também podem ser assistidos na Agência de Notícias da Justiça Eleitoral e no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
xonnaddo 2011 WebDesigner