quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tribunal Regional Eleitoral formará Patrulheiros Eleitorias

Na tarde do último dia 19, o Programa Eleitor do Futuro do TRE-RO, através do servidor Ramon Cujui Freitas, realizou Palestra com o tema “Participação Política e Eleições 2010”, enfocando a necessidade de envolvimento dos cidadãos no processo eleitoral, como forma de intervir efetivamente na escolha dos nossos representantes para o governo.

Objetivou-se também, com essa apresentação, divulgar aos servidores da Justiça Eleitoral o material didático a ser trabalhado com os estudantes do ensino fundamental, médio e EJA (jovens e adultos), neste ano, nas escolas da Capital e do Interior. A quem interessar, o arquivo se encontra disponível na página da internet e intranet do TRE-RO, link Programa Eleitor do Futuro, Material didático, sob o nome “Palestra Eleições 2010”.

Na oportunidade, o Programa Eleitor do Futuro também divulgou, aos servidores da instituição, o “Projeto Patrulha Eleitoral 2010”, desenvolvido pelo TRE-RO desde as eleições de 2006.

O projeto tem como objetivo principal fomentar a participação de jovens do ensino médio no processo eleitoral, na qualidade de Patrulheiros Eleitorais, para o qual recebem, por parte do TRE-RO, uniformes (camiseta e boné) e treinamento específico sobre a legislação eleitoral, principalmente no que se refere à propaganda dos candidatos aos cargos eletivos em 2010. Com essa capacitação, os estudantes poderão fiscalizar e denunciar práticas ilegais de captação de voto, bem como multiplicar aos demais cidadãos todo o conteúdo aprendido.

No primeiro momento, o Projeto se desenvolverá com a convocação das escolas, para que inscrevam alunos voluntários a participarem das atividades. Posteriormente, em datas previamente designadas, referidos estudantes receberão treinamento ministrado por servidores do TRE-RO. Por fim, em cerimônia aberta ao público, todos os Patrulheiros receberão certificados pela participação no Projeto, a partir da qual poderão desempenhar sua função, que é a de fiscalizar os candidatos nas campanhas eleitorais.

Todos os arquivos relativos ao Patrulha Eleitoral (Projeto de execução e Apostila) encontram-se disponíveis na página da internet e intranet do TRE-RO, link Programa Eleitor do Futuro.

Outras informações poderão ser obtidas através dos telefones: (69) 3211-2168/2143.

Fonte: Assistência de Imprensa e Comunicação Social do TRE-RO

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
xonnaddo 2011 WebDesigner