quarta-feira, 23 de junho de 2010

Aprovada lista tríplice para vaga de ministro do TSE

Foi aprovada nesta quarta-feira (23) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) lista tríplice com os nomes de três advogados que agora será encaminhada ao presidente da República para a escolha de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na vaga destinada aos advogados.

Os advogados Henrique Neves da Silva, Alberto Pavie Ribeiro e Evandro Luiz Pertence formam a lista aprovada, sendo que Neves concorre para uma recondução ao cargo após ter cumprido dois anos como ministro substituto. A eleição decorre do térmico de seu mandato de dois anos, mas a Constituição Federal permite a permanência por dois biênios, caso o presidente da República decida pela recondução.

A composição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é formada por sete ministros titulares e sete ministros substitutos. Três ministros são oriundos do STF – sendo que os dois mais antigos devem exercer a presidência e vice-presidência da Corte eleitoral –, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – sendo que o mais antigo dos dois exerce a função de corregedor eleitoral –, e dois representantes da advocacia, nomeados pelo presidente da República a partir da lista encaminhada pelo STF.

Fonte: TSE

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
xonnaddo 2011 WebDesigner